Política Apenas por Política(Livro: Política)
Cabivelmente, a trajetória política ideologizada percorre verdades escusas, aliciadas por vontades egocêntricas. Na política, conceitos podem mudar conforme o ambiente e os objetivos. Em tons pouco efetivos, ela se sujeita às mazelas da falta de preparo em torno do próprio poder. Manipular as vontades alheias estabelece uma ordem em prol de poucos, manietando os sonhos de muitos.
Às vezes, torna-se desumano transformar a população em massa de manobra, submetendo-a a propostas cíclicas que mantêm o povo sempre na pobreza. Usar a miséria como argumento para sustentar narrativas de dependência gera uma paralisia existencial, aleijando qualquer futuro promissor.
"Política por política" é um modelo de decisões voltadas apenas a um grupo já privilegiado, onde o povo permanece submisso às mazelas do sistema. Nem todos os partidos realmente se convergem para um projeto de poder nacional; a verdade é que, para a manutenção de um Estado soberano, a prioridade deveria ser a nação e seu povo. Ser colônia — direta ou indiretamente — de qualquer país deixa marcas de escravidão modernizada, que no presente século restringe a liberdade e sufoca o sonho de qualquer indivíduo.
A importância não está apenas em lados representativos — esquerda ou direita — mas no indivíduo como ser humano. A política deveria ser instrumento para orientar e elevar pessoas, alavancando vidas prósperas.
Todas as decisões de um Estado deveriam estar alinhadas com as premissas fundamentais do homem: viver em liberdade e construir prosperidade. Não se constrói um país próspero com cidadãos intelectualmente pobres. A verdadeira riqueza está no capital humano — homens, mulheres, jovens e crianças, capazes de sonhar e realizar seus projetos mais elevados.
Política por política, infelizmente, não funciona.
Homenagem Marco Feliciano
Deputado Federal do Brasil
Comentários
Postar um comentário